Notas de Leitura
- Falar em público é a situação estatisticamente mais apontada como das mais difíceis, apesar de 70% dos ouvintes acreditar naquele que toma a palavra, daí ser importante…
- Preparar o discurso
- Escolher o tema
- Conhecer o tema
- Decidir o que dizer sobre o tema
- Rever dúvidas linguísticas relacionadas com o tema
- Método
- Organizar a sequência (introdução, desenvolvimento, conclusão)
- Suportes (memória, imagens, cartões com tópicos e não frases)
- Ensaiar com ou sem público
- Conteúdo
- Introdução (e.g. «O tema de que vou falar hoje é..., porque...»)
- Factual, mas emocional e significativo («O autor/título/…») ou apenas pessoal (para mim,…)
- Sorrir, sublinhar com as mãos, apontar
- Usar linguagem adequada (KISS),citações, humor com inteligência…
- Conclusão (e.g. «Para concluir, …»)
- Tipos de orador
- Hiena – ri demasiado, pouca atenção ao outro
- Elefante – memória a longo prazo, atenção aos detalhes, sabe muito de poucos assuntos
- Pavão – exibicionista, sabe pouco, mas consegue usar bem o que sabe
- Camelo – exagerados na transmissão de conhecimentos, esgotantes
- Esquilo – esquecido, agitado
- Rato – nervoso, trémulo, voz pouco envolvente
- Tatu – escavador, atento, seguro, organizado
- Conselhos
- Motivação do orador
- Atenção ao público
- Respirar fundo
- Manter contacto visual
- Falar pausadamente
- Manter-se ativo (olhos, cara, mãos)
- Fazer pausas nos momentos certos
- Não parar, nem desistir
- Quando interrogado, agradecer a questão (fugir, reformular, prolongar, não ouvir…)
- Tratar os imprevistos com humor
Steward, Chris & Wilkinson, Mike. (2004) Falar em público. Porto Editora: Porto.
Interpretar textos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade.
1. Identificar o tema e explicitar o assunto.
2. Distinguir informação essencial e informação acessória.
3. Fazer deduções e inferências.
4. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas (narrar, expor/informar, descrever, exprimir sentimentos, persuadir).
5. Manifestar ideias e pontos de vista pertinentes relativamente aos discursos ouvidos.
Registar, tratar e reter a informação.
1. Identificar ideias‐chave.
2. Tomar notas.
3. Reproduzir o material ouvido, recorrendo à síntese.
Participar oportuna e construtivamente em situações de interação discursiva.
1. Respeitar as convenções que regulam a interação discursiva.
2. Pedir e dar informações, explicações, esclarecimentos.
3. Retomar, precisar ou resumir ideias, para facilitar a interação.
4. Apresentar propostas e sugestões.
Produzir textos orais corretos, usando vocabulário e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de coesão discursiva.
1. Planificar o texto oral a apresentar, elaborando tópicos.
2. Utilizar informação pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, sob supervisão do professor.
3. Usar a palavra com fluência e correção, utilizando recursos verbais e não verbais com um grau de complexidade adequado às situações de comunicação.
4. Diversificar o vocabulário e as estruturas frásicas utilizadas no discurso.
5. Utilizar pontualmente ferramentas tecnológicas como suporte adequado de intervenções orais.
Produzir textos orais (4/5 minutos) de diferentes categorias e géneros e com diferentes finalidades.
1. Narrar.
2. Fazer a apresentação oral de um tema.
3. Apresentar e defender ideias, comportamentos, valores, justificando pontos de vista.
PMCPEB, 2015