O Professor tira dúvidas

Maio 02 2014
Origens: palavra e música
 
 
 
A palavra poesia vem do termo latim poēsis, que, por sua vez, deriva de um conceito grego. Trata-se da manifestação da beleza ou do sentimento estético através da palavra, podendo ser sob a forma de versos ou de prosas. Em todo o caso, o seu emprego mais usual está relacionado com os poemas e com as composições em verso.
 
Embora seja difícil definir a origem da poesia, foram encontradas inscrições hieroglíficas egípcias que remontam ao ano 2600 a.C., consideradas como sendo a primeira manifestação poética de que se tenha registo. São canções, cuja música se desconhece, que possuem significação religiosa e que aparecem desenvolvidas em distintos géneros, como odes, hinos e elegias.
 
Na antiguidade, a poesia teve um carácter ritual e comunitário, especialmente em povos como os sumérios, os assírios, os babilónicos e os judeus. Para além da religião, foram surgindo outras temáticas como o tempo, os lavores quotidianos e os jogos.
 
Existem certas normas formais que fazem com que um texto seja considerado como parte da poesia, como é o caso dos versos, das estrofes e do ritmo. Este tipo de características faz parte da métrica da poesia, onde os poetas aplicam os seus recursos literários e estilísticos. Sempre que se está perante um grupo de autores que partilha as mesmas características nas suas poesias, costuma-se falar em conformação de um movimento literário.
 
Entre as principais características da poesia, pode-se mencionar o uso de elementos de valor simbólico e de imagens literárias como a metáfora, que requerem uma atitude ativa por parte de quem lê os poemas para poder descodificar a respetiva mensagem.
 
 
 
 
 
Características do género Lírico
 
 

olimpiada-de-linguaportuguesa-4-728.jpg

 

 
 
“… a forma poética aparece quando a língua se rege por regras prosódicas, específicas de cada língua, que conduzem a ritmos e a uma sintaxe rigorosa ou desconstruída, quando a densidade e a raridade de imagens retóricas (metáforas, imagens, metonímias ) permitem uma multiplicidade de sentidos que constituem um desvio à norma.” (G. Jean, 1979, 2002)
 
 
 
 
Juan Cervera (1991) distingue três grandes grupos na poesia para crianças: lírica, narrativa e lúdica
 
A poesia lírica caracteriza-se sobretudo pela expressão de sentimentos e juízos do sujeito poético perante situações e objetos.
 
Na poesia narrativa, embora o elemento lírico não esteja totalmente ausente, a atenção incide sobretudo nos factos e na ação, o que conduz a um maior dinamismo e objetividade.
 
Quanto à poesia lúdica…, caracteriza-se … por uma menor atenção ao significado das palavras e uma maior incidência no efeito de jogo das sonoridades construídas pelo poema.
 
 
 
 
 
Composições da poesia tradicional
João David Pinto Correia (1993) 
 
¨cantigas de embalar / de ninar / de berço
¨provérbios, sentenças e máximas
¨rimas infantis
¨Lengalengas
¨trava-línguas
¨Cantigas
¨Quadras
¨adivinhas
 
 
 
 
No plano formal/temático as principais características da poesia contemporânea são as seguintes:
 
¨poemas geralmente curtos
¨reduzido número de estrofes
¨recursos a figuras de estilo
¨olhar poético sobre o real através de temas dominantes como:

a cidade, a natureza, a criança, o homem, amizade, alegria, nostalgia, tristeza, sensação de perda, questões sociais… (Glória Bastos,1999)
 
 
 
 
 
 
 

Ser Poeta

 

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior

Do que os homens! Morder como quem beija!

É ser mendigo e dar como quem seja

Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

 

É ter de mil desejos o esplendor

E não saber sequer que se deseja!

É ter cá dentro um astro que flameja,

É ter garras e asas de condor!

 

É ter fome, é ter sede de Infinito!

Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim…

É condensar o mundo num só grito!

 

E é amar-te, assim, perdidamente…

É seres alma e sangue e vida em mim

E dizê-lo cantando a toda a gente!

 

(Florbela Espanca, «Charneca em Flor», in «Poesia Completa»)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Como ler poesia? Sugestões…
 
1.Ler;
 
2.Compreender (verso a verso, estrofe a estrofe, encontrando as partes lógicas de sentido – descobrir o que quer dizer o poeta para além das palavras);
 
3.Descobrir o assunto, resumir o(s) tema(s);
 
4.Observar os aspetos formais (estrofe, rima, metro, figuras de estilo, tipos de frase e seu significado…)…
 
 
 
 
 
Estrofe
 
 

ppt-tipos-texto1-30-638.jpg

 

 
 
 
 
 
Rima:
¨consoante/toante
¨rica/pobre
¨cruzada
¨emparelhada
¨interpolada
¨encadeada
¨interior
 
 
 

a-mtrica-e-a-rima-24-728.jpg

 

 

poesia-em-forma-4-728.jpg

Esquema rimático

 

poema3.png

António Nobre

 
 
Métrica (atenção às vogais seguidas e às elisões)
 
 
 
 
 
 
 

Classificação das sílabas métricas:

  • 1 sílaba – Monossílabo
  • 2 sílabas – Dissílabo
  • 3 sílabas – Trissílabo
  • 4 sílabas – Tetrassílabo
  • 5 sílabas – Pentassílabo ou Redondilha Menor
  • 6 sílabas – Hexassílabo ou Heróico Quebrado
  • 7 sílabas – Heptassílabo ou Redondilha Maior
  • 8 sílabas – Octossílabo
  • 9 sílabas – Eneassílabo
  • 10 sílabas – Decassílabo
  • 11 sílabas – Hendecassílabo
  • 12 sílabas – Dodecassílabo
  • 13 ou mais sílabas poéticas – Bárbaro
 
Consulta também as informações do teu manual.
 
 
 
publicado por OPTD às 12:07
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