I – Educação Literária, Leitura e Escrita
Lê o texto com atenção.
Os gladíolos admiravam secretamente as camélias, mas não tinham muita consideração por
elas: achavam que elas eram esquisitas e irritantes. As camélias são muito diferentes dos gla-
díolos: são vagas, sonhadoras, distantes e pouco mundanas. Estão sempre semiescondidas
entre as suas folhas duras e polidas. Mas os gladíolos admiravam as camélias por elas não terem
perfume, pois, entre as flores, não ter perfume é uma grande originalidade.
As flores por quem os gladíolos sentiam realmente consideração eram as flores estrangeiras
da estufa que têm o nome escrito numa placa de metal atada ao seu pé como um fio de ráfia.
Infelizmente, as flores de estufa saíam pouco, porque tinham medo de se constipar. À noite,
quando as outras flores passeavam, as flores de estufa ficavam em casa. Só às vezes em agosto
davam uma volta. Mas quando não saíam recebiam visitas. E os gladíolos iam muitas vezes à
noite visitar as flores de estufa. No dia seguinte, contavam aos buxos:
– Ontem fui visitar a minha amiga Orquídea e a minha querida Begónia.
Os buxos riam baixinho e faziam troça. Mas a voz dos buxos é tão pequenina e tão murmu-
rada que os gladíolos, que estão sempre a falar com voz alta e barulhenta, nem os ouviam, e
não percebiam que os buxos não tomavam a sério a sua vida mundana.
Mas as flores que os gladíolos amavam realmente, as flores por quem os gladíolos tinham
uma admiração sem limites, eram as tulipas. Com as tulipas os gladíolos chegavam a ser sub-
servientes e punham de parte a sua vaidade. No inverno, o jardineiro, enquanto enterrava no
chão os bolbos gordos das tulipas, dizia:
– Nas lojas da cidade uma dúzia de tulipas vale uma fortuna.
Mas no coração de um gladíolo uma tulipa valia muito mais.
– Dão-me muito trabalho, as tulipas – dizia o jardineiro humildemente curvado sobre a terra
escura onde o bolbo das tulipas germinava.
E o único grande desgosto dos gladíolos era não serem tulipas. Porque as tulipas são caras,
raras e muito bem vestidas. O seu feitio é simples, exato e claro. As suas cores são ricas e sump-
tuosas. As suas pétalas são as pétalas mais bem cortadas e mais bem armadas que há no jardim.
Além disso, as tulipas descendem todas em linha reta das tulipas holandesas do Príncipe de
Orange. E isto é uma coisa que os gladíolos nunca esquecem.
Mas havia uma flor que os gladíolos detestavam. Era a flor do muguet.
O muguet é uma flor escondida. É uma flor pequenina e branca e tem um perfume mais
maravilhoso e mais belo do que o perfume dos nardos.
Sophia de Mello Breyner Andresen,
O Rapaz de Bronze, Figueirinhas
- 1. Completa:
- a. O narrador deste texto é: _______________________________________________________
Transcreve do texto a frase que expressa esta ideia. __________________________________________________________
- b. Uma figura de estilo presente no texto é a : ___________________________________________
Transcreve do texto a frase que expressa esta ideia. ___________________________________________________________
- 2. Assinala com x a sequência que completa a frase, de acordo com o sentido do
A expressão ”o bolbo das tulipas germinava” (linha 23) significa…
… a raiz das tulipas desaparecia.
… a raiz das tulipas deitava rebentos.
… o bolbo das tulipas florescia.
… o caule das tulipas rebentava.
- 3. Procura no quadro B a frase escondida que está de acordo com o sentido do texto e escreve-a.
Segue o exemplo do quadro A.
Os gladíolos apreciavam as camélias. Os buxos
- 4. Que título te parece melhor para este texto? Assinala com x a tua Porquê?
A festa das flores
Ramos de flores
O coração dos gladíolos
O rapaz e as flores
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- O que achas da atitude dos gladíolos? Dá a tua opinião, justificando com exemplos da obra integral que leste em aula.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
II – Gramática
- Escreve os seguintes nomes no feminino.
- Conde ________________________
- Príncipe ______________________
- Herói ________________________
- Galo__________________________
- Organiza uma frase com as palavras seguintes, de acordo com o sentido do texto. Escreve-a, respeitando as regras de pontuação e utilizando a letra maiúscula no início da
amavam – as – as – camélias – e – gladíolos – invejavam – os – tulipas
- Descobre, na lista de palavras abaixo, dois nomes no feminino e dois nomes no
tulipa bolbos metal perfume limites originalidade
Nomes femininos: _________________/_____________________
Nomes no plural: /______________________
- Indica se os determinantes seguintes são artigos definidos ou indefinidos.
- O Gladíolo é uma ____________/___________
- b) Uma vez, fui a um ____________/___________
- 5. Indica a conjugação a que pertencem os verbos.
- a. amavam _________________________
- b. podem
- c. partiram
- d. lavava
III – Escrita
Escolhe uma das opções:
A
No final do Capítulo IV, Florinda e o Rapaz de Bronze voltam a encontrar-se e passeiam pelo jardim.
Escreve um texto entre 120 e 150 palavras em que continues a história com momentos de narração, descrição e diálogo. Estrutura adequadamente o teu texto e atribui-lhe um título sugestivo.
B
Num texto de 120 a 150 palavras, faz a descrição de um objeto, flor ou animal de que gostes especialmente. Refere as razões desse teu interesse. Estrutura adequadamente o teu texto e atribui-lhe um título sugestivo.
Opção ___ __________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom trabalho!