O Professor tira dúvidas

Outubro 17 2014

 

A ordem alfabética  é a organização de itens de acordo com suas letras iniciais de A a Z, por uma ordem crescente de letras.

O alfabeto tem origem nas letras "Alfa" & "Beta" = Alfabeta.

Há quem argumente que a origem vem dos Hebreus.

No Egipto 2700 anos antes de Cristo os Egípcios já tinham um alfabeto de 22 caracteres (não necessariamente o nosso alfabeto de hoje) chamados de "Hieróglifos" como pequenos desenhos.

O alfabeto grego possui 22 letras e o alfabeto latino possui 26 letras:

 

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

 

Exemplos de palavras iniciadas com cada letra do alfabeto latino :

Atleta

Blusa

Cabaço

Deslocar

Elevador

Faca

Geléia

Humano

Irmã

Jaca

Kepleriano (letra reintegrada ao português em 2009, com o advento da nova ortografia nos países onde português é o idioma oficial)

Lícito

Mérito

Negócio

Operário

Petisco

Qualidade

Rato

Sul

Texto

Urso

Velhice

Watt (letra introduzida ao português em 2009, com o advento da nova ortografia nos países onde português é o idioma oficial)

Xadrez

YorK (letra reintegrada ao português em 2009, com o advento da nova ortografia nos países onde português é o idioma oficial)

Zoológico

 

Geralmente, para ordenar palavras começamos por verificar a primeira letra. Se duas ou mais palavras começarem pelas mesmas duas letras iniciais, devemos avançar até à seguinte.

Por ex:

ama

amar

amor

amora

amurada

 

Nos documentos Word, se escrevermos várias palavras (uma em cada linha), selecionarmos as palavras e clicarmos no símbolo AZ, seguido de ok, o próprio programa organiza as palavras alfabeticamente.

 

Sites (em inglês) onde é possível inserir palavras e clicando em  «Alphabetize» obter o mesmo resultado.

http://alphabetizer.flap.tv/

 

Exercícios:

 

1. Organiza as palavras de cada grupo por ordem alfabética:

 

  1. livro dado   rua  Carlos   violão

 ______________________________________________

 

  1. baleia   ilha   Marcelo   bola unha

________________________________________________

 

III.  salada   xarope   escova   Fábio   galo

________________________________________________

 

  1. zebra tala amarelo   quiabo   navio

________________________________________________

 

  1. panela pipoca   pudim   pente   pomada

________________________________________________

 

  1. cicerone classe   clima   clube

_________________________________________________

2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Indica-a.

 

  1. elefante – fazenda – jardim – grama – herói – infantil

 

  1. loja – mercadoria – restaurante – teatro – cinema – urso


  2. 3. Indica V para verdadeiro ou F para falso:

         No dicionário:   

Disfarce vem depois de distraído. ( )

Pastel vem antes de pássaro. ( )

Grade vem depois de grande. ( )

Pedreiro vem depois de pedra. ( )

 

  1. Assinala as palavras que se encaixam entre leilão e lente:

 

( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve

5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou.

Explique por que ele não a encontrou.

_______________________________________________________

Os exercícios abaixo  referem-se à variedade de significados que uma palavra pode ter.

 Usa o dicionário para descobrires os vários significados de cada palavra.

6. Observa os significados da palavra planta e depois numera a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

 

a. O prego entrou na planta do meu pé.

b. D.Joana rega a planta todo dia. 

 c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.

d. O homem planta a árvore no quintal.

 e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.

 ( ) vegetal

 ( ) plano detalhado de imóvel

 ( ) coloca-se

 ( ) parte do pé que assenta no chão

 ( ) fincar na terra

 


  1. Observa os significados da palavra bater e depois numera a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

 

      a. Frederico bateu as botas.

      b. De manhã, o menino batia o queixo.

      c. O sol bate nesta sala.

      d. A mulher bateu toda a roupa.

( ) lavar dando pancadas

( ) iluminar

( ) morrer

( ) tremer

 

Adaptado de http://profhelena4e5ano.blogspot.pt/2011/03/dicionaro-ordem-alfabetica.html

 

Quanto ao número de sílabas, as palavras podem ser:

1 sílaba  pó monossílabo

2 sílabas café dissílabo

3 sílabas alecrim trissílabo

4 ou mais sílabas interessante polissílabo

 

Quanto à acentuação, se a palavra é acentuada na...

última sílba café AGUDA

penúltima sílaba antes GRAVE

antepenúltima sílaba antiquíssimo ESDRÚXULA

 

Os nomes podem ser:

Próprios Ana

Comuns rapaz

Comuns coletivos turma

 

Os adjetivos qualificam os nomes, por exemplo:

Ana SIMPÁTICA

rapaz TÍMIDO

turma BARULHENTA

 

TIPOS DE FRASE

declarativo hoje está a chover.

interrogativo hoje está a chover?

exclamativo hoje está a chover!

imperativo leva o chapéu de chuva!

 

Polaridade

afirmativa leva o chapéu de chuva!

negativa não leves o chapéu de chuva!

 

Os determinantes costumam estar antes de nomes e dividem-se em:

artigos definidos e indefinidos o, um, as...

possessivos meu, tua, nossas...

demonstrativos este, aquelas, essas...

 

Nas frases geralmente o Sujeito (um grupo nominal) encontra-se à esquerda:

O João...

seguido do Predicado (um grupo verbal e complementos) à direita:

...anda na escola.

 

Para saberes mais clica no tag «Gramática»

publicado por OPTD às 10:34

Um blogue de apoio às minhas aulas e a todos os que gostam de Português, Francês e tudo... Desde 2008.
Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO