O Professor tira dúvidas

Setembro 07 2009

 

Planificação a Longo Prazo/ Trimestral
Língua Portuguesa – 7º ano
 

COMPETÊNCIAS
CONTEÚDOS
TEMPO
 
Ouvir / Falar
 
-          Compreensão de formas complexas do oral.
 
-          Fluência e adequação da expressão oral em contextos formais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ler
 
-          Fluência de leitura e eficácia na selecção de estratégias adequadas ao fim em vista.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Escrever
 
-          naturalidade e correcção no uso multifuncional do processo da escrita
 
 
 
 
 
 
 
Funcionamento da Língua
 
- Conhecimento sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português
 
 
 
 
 
 
 
Comunicação Oral
 
  1. Expressão / Comunicação / Compreensão
-          Intencionalidade comunicativa.
-          Adequação comunicativa.
-          Organização das ideias.
-          Construção frásica.
Outros textos:
· para informação e estudo:
-          notícia
-          carta
-          entrevista
· de linguagem mista:
-          banda desenhada;
-          texto publicitário.
 
 
Leitura
 
I. Leitura Recreativa
-          Sentido global
-          Recepção afectiva e estética
 
 
II. Leitura Orientada
-          Tema ou temas
-          Valores estéticos e simbólicos
-          Recursos expressivos
-          Contextualização
 
  1. Texto Narrativo
  • Provérbio e contos tradicionais
  • Quadras e lendas
  • Excertos narrativos literários
 
 
  1. Contos integrais
Duas ou três das seguintes obras:
 
- A Parábola dos Setes Vimes, Trindade Coelho
- Arroz do Céu, José Rodrigues Miguéis
-O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia M.B. Andresen
- A Estrela, Vergílio Ferreira
- A Salvação de Wang-Fô, Marguerite Yourcenar
 
  1. Texto Poético
· Versificação:
-          verso
-          estrofe
-          rimas
 
· Recursos expressivos.
 
  1. Texto Dramático
·Excertos de peça seleccionadas
 
-          Personagens
-          Acção
-          Espaço
-          Indicações Cénicas
 
Escrita
 
I. Escrita expressiva e lúdica
 
II. Escrita para apropriação de técnicas e modelos:
 
- planificação / construção / apresentação
 
III. Aperfeiçoamento de texto.
 
 
Funcionamento da Língua
( ao longo do ano lectivo )
 
-          classes de palavras
 
-          tipos e formas de frases
 
-          frase simples e complexa
 
-          coordenação / subordinação
 
-          grupos sintácticos
 
-          funções sintácticas: identificação dos elementos essenciais dos acessórios da frase
 
-          pontuação
 
-          acentuação
 
-          formação de palavras
 
-          enriquecimento lexical
 
-          neologismos
 
-          estrangeirismos
 
-          abreviação
 
-          sinonímia / antonímia
 
-          homonímia / paronímia
 
-          homografia / homofonia
 
-          discurso directo e indirecto
 
 
1º período
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2º período
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3º período
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Distribuído pelos três períodos)
 

 
publicado por OPTD às 16:52

Um blogue de apoio às minhas aulas e a todos os que gostam de Português, Francês e tudo... Desde 2008.
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

13
16
17
18
19

22
25
26

27
28
29


links
pesquisar
 
blogs SAPO