O Professor tira dúvidas

Janeiro 10 2009

 

 
 
Pessoas, Tempos e Modos Verbais
 
Os verbos têm 3 pessoas para o Singular e para o Plural (eu, tu, ele e nós, vós, eles).
O Modo Indicativo, usado quando nos referimos a acontecimentos reais, é composto por vários Tempos:
 
Presente eu amo, eu bebo, eu parto…
 
Pretérito Imperfeito eu amava, eu bebia, eu partia…
Pretérito Perfeito eu amei, eu bebi, eu parti…
Pretérito Mais-que-Perfeito eu amara, eu bebera, eu partira…
 
Futuro eu amarei, eu beberei, eu partirei…
 
Ele estudou: 3ª pessoa do singular, Pretérito Perfeito do Indicativo.
 
Completa:
Eu cheguei: ______________________________________
Tu irás: _________________________________________
Ele vai: _________________________________________
Nós andamos: ___________________________________
Vós comereis: __________________________________
Eles partem: ___________________________________
 
José Miranda©
publicado por OPTD às 11:12

Um blogue de apoio às minhas aulas e a todos os que gostam de Português, Francês e tudo... Desde 2008.
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16
17

18
20
21
24

25
26
27
28
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO