O Professor tira dúvidas

Julho 11 2009

 

 

Tecnologia
As velhinhas cassetes estão vivas e recomendam-se 
19.05.2009 - 12h54Lusa
Quando se supunha que as cassetes – esse ícone dos 80’s – estariam mortas e enterradas, eis que a TDK, líder de mercado no sector, avança com notícias surpreendentes: não só a empresa vendeu um milhão de cassetes virgens nos primeiros quatro meses do ano como tem havido um aumento na procura nos últimos 12 meses.

“Na verdade estamos muito surpreendidos, porque a venda das cassetes tem-se aguentado muito, muito bem”, indicou Craig Hill, da TDK, à Sky News. “Nós achávamos que as cassetes iriam gradualmente desaparecer, ano após anos, mas nos últimos 12 meses houve um ressurgimento”, acrescentou.

Há 20 anos, as cassetes de áudio estavam em todo o lado: nas casas, nos carros e sobretudo nos popularíssimos Walkman, o antepassado volumoso e analógico do iPod, que seduziu toda uma geração de adolescentes. Calcula-se que em 1988 circulassem no mundo três mil milhões de cassetes. Mas tal como o vídeo matou a estrela da rádio, também o CD deu um golpe de misericórdia nas cassetes. Em 2007, a venda de cassetes tinha descido de 50 milhões por ano para apenas 5 milhões. Naturalmente, toda a gente pensou que o formato estava a dar o suspiro final e que as fábricas estariam todas fechadas num prazo muito curto. Porém, isso não aconteceu e, surpreendentemente, as pessoas ainda continuam a comprar cassetes.

O facto de muitas pessoas ainda terem aparelhos de leitura de cassetes em casa e no carro e o facto de, em muitos sistemas judiciais do mundo, ainda se usar o sistema analógico poderá ajudar a explicar este fenómeno. O facto de ser uma tecnologia “saudosista” para os amantes dos eighties também poderá servir de explicação para este ressurgimento.
 

 

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1381530&idCanal=4870
publicado por OPTD às 16:02

Um blogue de apoio às minhas aulas e a todos os que gostam da Língua Portuguesa (e Francesa) e tudo...
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

13
15
18

25

30
31


links
pesquisar
 
Contador (desde Julho 2009)

contador gratis
blogs SAPO